Dr. Érico Diógenes | Urologista especialista em Cirurgia Robótica
  • 0

O check-up urológico é um grande aliado da detecção e prevenção de doenças urológicas e deve fazer parte do cotidiano dos pacientes.

Infelizmente, a maioria dos homens não procura ir ao médico para cuidar da saúde de maneira preventiva. Esse fato chega a ser cultural e, no que diz respeito ao médico urologista, o especialista é procurando quando o paciente já apresenta sintomas de alguma doença ou quando ela já está em estágio avançado.

Este é o caso, por exemplo, do câncer de próstata, o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, de acordo com dados do INCA
(Instituto Nacional do Câncer). Quando uma doença é descoberta no início, a probabilidade de cura é muito maior, reforçando assim a importância do diagnóstico precoce.

O que faz o médico urologista?

O urologista é o especialista responsável pelos cuidados preventivos, avaliação, diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções que afetam o sistema urinário masculino e feminino e o aparelho genital masculino, como litíase renal (pedra nos rins), incontinência urinária, cistite (inflamação da bexiga), disfunções sexuais (problemas de ereção e ejaculação precoce) e neoplasias como o câncer de próstata.

Qual é a importância do check-up urológico?

O check-up é um acompanhamento médico preventivo, onde é possível avaliar o atual estado de saúde do paciente e prevenir o surgimento de doenças ou disfunções urológicas, além de fazer o diagnóstico precoce de algumas delas. É recomendado que os homens façam o check-up urológico uma vez no ano.

A partir de que idade o homem deve ir ao urologista?

Cada idade possui uma necessidade urológica diferente e um check-up com exames adequados para essa faixa etária.

Cedo, a partir dos 3 anos, pode ser necessário que os meninos realizem uma cirurgia de fimose (remoção do excesso de pele no pênis), que necessita

da avaliação do urologista. Além disso, o especialista deverá avaliar o desenvolvimento dos órgãos urinários e genitais da criança.

Dos 12 anos até o início idade adulta, os rapazes devem ir ao urologista para que o médico possa acompanhar o desenvolvimento dos órgãos genitais, além de fornecer informações importantes sobre doenças sexualmente transmissíveis e esclarecer dúvidas sobre a vida sexual masculina. A prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis deve ser feita por toda a vida sexual do homem. Dos 18 aos 50 os homens devem continuar fazendo o acompanhamento para evitar o surgimento de problemas como pedra nos rins e incontinência urinária.

A partir dos 50 anos, os homens devem começar a fazer os exames anuais de toque retal e PSA (dosagem de antígeno prostático), para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Importante destacar que homens negros ou que possuem histórico de câncer na família pertencem ao maior grupo de risco. Portanto os exames anuais para esse grupo devem ser feitos a partir dos 45 anos.

Após os 50, os homens devem continuar a frequentar o urologista e fazer o check-up urológico para prevenção de cuidado de problemas comuns nessa idade, pedra nos rins, insuficiência renal, incontinência, infecções urinárias e disfunções sexuais.

E atenção! Urologista também é médico de mulher. O especialista é responsável pelos cuidados com sistema urinário masculino e feminino. As mulheres também podem desenvolver problemas urológicos, como incontinência e infecções urinárias, pedra nos rins, cistite (inflamação da bexiga), entre outros. Por isso, é importante a presença feminina no consultório do urologista para realizar o check-up urológico.

E você, já fez o seu check-up urológico esse ano?

Agende sua consulta com o Dr. Érico Diógenes. Clique Aqui.

Leia mais conteúdos:

> Pedra nos rins, uma das maiores dores que o ser humano pode sentir.

Como prevenir o Câncer de Próstata.

Pedra nos Rins. Sintomas e Tratamentos.

O que é vasectomia?

Câncer de próstata: cirurgia aberta, laparoscópica ou robótica?

Cálculo renal, atinge homens e mulheres.


Ebook sobre Cirurgia Robótica em urologia.

Quem é o Dr. Érico Diógenes?

Já é paciente do Dr. Érico Diógenes? Deixe sua avaliação no Google Aqui.

Você está com uma emergência urológica? Acesse nosso site.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entrar em contato