fbpx
Dr. Érico Diógenes | Urologista especialista em Cirurgia Robótica tratamentos urológicos em fortaleza
  • 0

A incontinência urinária é uma condição da qual o paciente se torna incapaz de controlar a sua bexiga de maneira total ou parcial e com isso acaba ocasionando perda de urina. 

Essa condição pode ser ocasionada por diversos fatores e você vai descobri-los no artigo abaixo!

Hiperplasia prostática benigna

Como a próstata está localizada logo abaixo da bexiga, qualquer alteração no tamanho desta glândula é percebida no trato urinário. Esse é o caso da hiperplasia prostática benigna que acomete mais da metade dos homens com mais de 60 anos 

A condição é caracterizada pelo aumento da próstata e não se sabe exatamente por que este aumento ocorre, mas isso ocasiona na micção frequente. O motivo disso é que a próstata pressiona a uretra, que conduz a urina para fora do corpo e devido a essa pressão, os músculos da bexiga passam a trabalhar mais para liberar a urina. 

Além disso, a pressão na bexiga acaba ocasionando na demora para iniciar o processo da micção e a urina ocorre com um fluxo mais fraco do que antes.

Cálculo Urinário

O cálculo urinário, ou pedra nos rins, atinge cerca de 12% da população, sendo a maioria dos casos adultos de 30 a 40 anos. O cálculo bloqueia o fluxo de urina ocasionando infecção e hemorragia, fazendo o paciente sentir dor e perde o controle da bexiga e do ato de urinar.

Infecção Urinária

A infecção urinária geralmente ocorre pela intervenção de bactérias no trato urinário, podendo acometer a bexiga, a uretra e nos piores casos, os rins. A doença ocasiona no paciente diversos sintomas como a vontade constante de urinar, dor durante a micção e a própria incontinência urinária.

Câncer de Próstata

Apesar de não ser um sintoma tão característico do câncer de próstata, a incontinência urinária é bastante frequente em pacientes que realizaram tratamentos da doença, como ocorre com a radioterapia e a cirurgia. A condição pode ser tratada por meio do controle da ingestão de líquidos, fisioterapia e até mesmo o tratamento cirúrgico.

O diagnóstico correto requer um especialista

Apenas um médico especialista em Urologia pode diagnosticar corretamente a sua incontinência urinária, portanto, não se automedique, consulte-se com um urologista antes de tomar qualquer decisão referente a tratamento. 

Marque agora a sua consulta com o Dr. Érico Diógenes

O Dr. Érico Diógenes é urologista do Instituto de Urologia e Robótica. Certificado pela intuitive desde 2016 para realização de cirurgias robóticas, atuando no Hospital Monte Klinikum. Médico do Instituto Dr Jose Frota. Doutorado em Urologia, com linha de pesquisa em tumores de próstata pela Universidade de São Paulo (USP).

Possui fellowship em Uro-oncologia no Hospital Sírio Libanês com Professor Miguel Srougi e em cirurgia robótica na Clinique Saint Augustin França. Cursou residência médica em Urologia no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (São Paulo – SP) e Cirurgia Geral e cirurgia avançada no SUS / São Paulo – SP. Formado pela Universidade Federal do Ceará em 2004 com internato em Detroit Medical Center.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da Associação Americana de Urologia. Atua nas áreas de laparoscopia, robótica, uro-oncologia, urologia, litíase urinária e andrologia.

Oferece aos seus pacientes tecnologia de ponta e um atendimento humanizado, trazendo o conforto e tranquilidade que você precisa no seu tratamento. Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta!

 

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Entrar em contato