• 0

A cirurgia robótica é uma cirurgia assistida por um robô, e esse é um meio tecnológico novo que foi criado para total benefício do paciente, e vou explicar o porquê faço essa afirmação.

A cirurgia robótica, ou se preferir a cirurgia assistida por um robô, permite aos médicos realizarem muitos tipos de procedimentos complexos com muito mais precisão, flexibilidade e controle do que é possível com as técnicas convencionais que vemos hoje em dia.

A cirurgia robótica é geralmente associada à cirurgia minimamente invasiva, ou seja, procedimentos realizados através de pequenas incisões. E é por vezes utilizada em certos procedimentos cirúrgicos abertos tradicionais.

Mais sobre a cirurgia robótica

A cirurgia robótica com o Sistema Cirúrgico da Vinci foi aprovada pela Food and Drug Administration no ano de 2000. A técnica foi rapidamente adotada por muitos hospitais nos Estados Unidos e na Europa para uso no tratamento de uma ampla gama de condições.

E hoje podemos contar com esse benefício também aqui no Brasil, isso significa que o que já é um sucesso em outros países chega aqui para melhorar o que já era bom na medicina. E pacientes aqui já podem experimentar todos os benefícios que a cirurgia robótica oferece. Dr Erico Diógenes tem certificado internacional para realização de cirurgia robótica, é um dos pioneiros dessa avançada e moderna cirurgia no Norte-Nordeste e faz parte do grupo Américas
do Hospital Monte Klinikum onde realiza as cirurgias robóticas com o sistema Da Vinci.

Como funciona a cirurgia robótica?

Agora que já vimos a definição do que vem a ser a cirurgia robótica, vamos falar de como ela funciona, muitas pessoas tem essa curiosidade. E para começar informo que o sistema cirúrgico robótico chamado Da Vinci inclui um braço de câmera, e 3 braços mecânicos com instrumentos cirúrgicos ligados a eles.

E funciona de forma com que o cirurgião tenha total controle desses braços enquanto está sentado em um console de computador perto da mesa de operação. O console dá ao cirurgião uma visão 3D ampliada e de alta definição do local da cirurgia.

Todo o procedimento médico, é realizado pelo cirurgião que lidera outros membros da equipe que ajudam durante a operação. Como vimos é apenas um auxílio para melhorar ainda mais a qualidade e o sucesso do procedimento cirúrgico.

Vantagens e benefícios da cirurgia robótica?

Cirurgiões que usam o sistema robótico relatam que para muitos procedimentos, a cirurgia robótica ajuda a aumentar a precisão, a flexibilidade e o controle durante a operação e permite que eles vejam melhor o local, em comparação com as técnicas tradicionais.

E outro benefício vantajoso do uso da cirurgia robótica, e que os cirurgiões podem realizar procedimentos delicados e complexos que geralmente são muito mais complicados ou impossíveis com outros métodos tradicionais.

Muitas vezes, a cirurgia robótica possibilita a cirurgia minimamente invasiva. Os benefícios da cirurgia minimamente invasiva incluem:

  • Menos complicações, como infecção do sítio cirúrgico;
  • Menos dor e perda de sangue;
  • Recuperação muito mais rápida;
  • Cicatrizes menores e menos perceptíveis.

Riscos da cirurgia robótica

Da mesma maneira que falamos das vantagens e benefícios, precisamos falar dos riscos, para uma informação completa. E a verdade e que a cirurgia robótica envolve risco, alguns dos quais podem ser semelhantes aos da cirurgia aberta convencional, como um pequeno risco de infecção e outras complicações.

A cirurgia robótica é ideal para você?

Só quem vai poder responder essa pergunta é o seu médico, converse francamente com ele sobre os benefícios e riscos da cirurgia robótica, e veja se ela é adequada para o seu procedimento cirúrgico.

Convidamos você a explorar nosso site para saber mais sobre nossa equipe de cirurgia robótica e os procedimentos que oferecemos em nossa clínica. Aqui você vai estar sempre nas melhores mãos, agende já sua consulta.

Adicionar comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Entrar em contato