HoLEP – O que é, e para quem é indicado?

HoLEP – O que é, e para quem é indicado?

O HoLEP (Enucleação a laser de Hólmio), é um procedimento que tem se destacado no tratamento da HPB, a hiperplasia benigna da próstata.

O que é HPB?

Mais de 50% dos homens com mais de 60 anos tem aumento da próstata. Esta condição é denominada hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia benigna da próstata. Não se sabe exatamente por que este aumento ocorre. No entanto, não é câncer e não provoca câncer. É importante mencionar que alguns homens apresentam sintomas da HPB enquanto outros não.

É importante consultar um médico se o homem começa a apresentar sintomas da HPB, com a finalidade de encontrar rapidamente um diagnóstico.

O tratamento da HPB depende dos sintomas apresentados por cada paciente, e também de sua intensidade. Ainda assim, infecções recorrentes, dificuldade para urinar, incontinência e danos aos rins podem impactar significativamente na qualidade de vida do homem. Em casos mais críticos, possivelmente medicamentos ou cirurgia podem ajudar.

Como funciona?

O HoLEP (Enucleação a laser de Hólmio) é realizado através da uretra e realiza a retirada sem cortes da porção prostática que está aumentada de tamanho (adenoma) responsável pela obstrução do canal urinário e sintomas como jato urinário fraco, aumento da frequência urinária durante o dia e a noite, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga dentre outros.

Quando comparada com outras técnicas, esse método garante um fluxo urinário melhor e redução dos sintomas urinários por mais tempo. Além disso, a energia produzida pelo aparelho laser possui melhores propriedades de coagulação que os métodos tradicionais de RTU de próstata. Assim sendo, o paciente, geralmente, pode ser liberado do hospital 24 horas após o procedimento.

O Dr. Érico Diógenes, é especialista no tratamento para HPB, Hiperplasia Prostática Benigna, dessa maneira o procedimento realizado pelo modelo HoLEP é 100% seguro, sem necessidade de nenhum corte. Agende agora mesmo a sua consulta.

Compartilhe nas redes sociais:
Notícias